EXAMES POSITIVOS

O QUE ACONTECE QUANDO SEU EXAME TEM RESULTADO POSITIVO?

Cavalo Doente

O Laboratório Saúde Animal adota como REGRA a REPETIÇÃO de absolutamente todos os exames que tiverem resultado positivo. Isso significa que todas as vezes que o resultado de um exame de AIE ou MORMO for positivo, a amostra em questão será retestada e somente após a confirmação do resultado é que será liberado.

 

RESULTADO POSITIVO PARA ANEMIA INFECCIOSA EQUINA

Após a realização dos ensaios e havendo a confirmação do resultado, será emitido o Relatório de Ensaio que acompanha a Requisição do Exame de AIE, seja ele realizado por IDGA ou ELISA.

Os exames cujos resultados forem POSITIVOS deverão ser imediatamente comunicados ao MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e à IAGRO - Agência de Defesa Sanitária Animal.

Após a comunicação, a propriedade será interditada para trânsito de equídeos; será iniciado processo de saneamento que inclui o sacrifício do animal doente e colheita de material dos demais animais existentes na propriedade e que fazem parte do foco detectado. Será necessária a realização de 2 exames nos animais do foco, com intervalo de 30 dias entre eles, para  a liberação da propriedade.

 

Contra Prova e Reteste

A realização de conta-prova somente será efetuada no laboratório realizador do exame e com a amostra lacrada e armazenada no laboratório. A solicitação deverá obedecer ao prazo máximo de 8 dias a contar da data do recebimento do resultado.

Será solicitada ao Serviço de Sanidade Animal da Unidade Federativa onde se encontra o animal reagente e este a encaminhará ao laboratório realizador do exame.

O Médico Veterinário Requisitante do exame obriga-se, pessoalmente, ou por seu representante, a acompanhar os exames de contra-prova, cabendo a ele apenas assistir, fiscalizar e observar a exatidão de seus resultados . Caso este desista, mediante declaração escrita, ou esteja ausente na realização do exame de contra-prova, o resultado do primeiro exame prevalecerá.

O reteste somente será realizado mediante autorização do Serviço de Sanidade Animal da Unidade Federativa onde se encontra o animal reagente e será colhida nova amostra por um Médico Veterinário Oficial e a amostra será encaminhada ao LANAGRO - Laboratório Nacional Agropecuário, que fará o exame confirmatório.

 

RESULTADO POSITIVO PARA MORMO

Quando um animal é  POSITIVO, INCONCLUSIVO  ou  ANTICOMPLEMENTAR na prova de Fixação de Complemento, a amostra que o laboratório utilizou para o diagnóstico será enviada ao Laboratório Oficial - LANAGRO localizado em Recife para que seja realizado o WB (Western Blotting) que é a prova confirmatória.

Os exames cujos resultados forem POSITIVO, INCONCLUSIVO  ou  ANTICOMPLEMENTAR deverão ser imediatamente comunicados ao MAPA - Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e ao IAGRO - Agência de Defesa Sanitária Animal.

Após a comunicação, a propriedade será interditada para trânsito de equídeos; após a confirmação do diagnóstico pelo LANAGRO será iniciado processo de saneamento que inclui o sacrifício do animal doente e colheita de material dos demais animais existentes na propriedade e que fazem parte do foco detectado. Será necessária a realização de 2 exames nos animais do foco, com intervalo de 30 dias entre eles, para  a liberação da propriedade.

 

Contra Prova

A realização de conta-prova somente será efetuada no laboratório realizador do exame e com a amostra lacrada e armazenada no laboratório.

Será solicitada ao Serviço de Sanidade Animal da Unidade Federativa onde se encontra o animal reagente e este a encaminhará ao laboratório realizador do exame.

 

 

(67) 3241-8340 (67)99888-5882

saudeanimallab@hotmail.com

Desenvolvido por: Ideiasweb