Serviços

Exame de Mormo - Fixação de Complemento - Acreditado pela Cgcre para Ensaios ABNT NBR ISO/IEC 17025 sob o número CRL 0918. Credenciado pelo MAPA.

MORMO

Mormo é uma doença infecto-contagiosa, quase sempre fatal, que acomete primariamente os equídeos. Manifesta-se de forma aguda ou crônica e caracteriza-se pelo aparecimento de nódulos e ulcerações no trato respiratório e/ou na pele. Mormo é causado pela bactéria Burkholderia mallei. Trata-se de doença zoonótica e fatal também para humanos (em 95% dos casos). Asininos e muares são os mais suscetíveis. Os cavalos com infecção crônica ou latente são os que mantém a doença ocorrendo em certa área geográfica. Os humanos e os animais carnívoros são hospedeiros acidentais.

Os animais infectados e portadores assintomáticos são as principais fontes de infecção. A principal porta de entrada é pela via digestiva, podendo ocorrer também pelas vias respiratórias e cutânea. Os equídeos de qualquer idade são susceptíveis, porém, com maior incidência em animal idoso, debilitado e sujeito a situações de estresse.

Os sinais clínicos mais frequentes incluem febre, tosse e corrimento nasal. Na forma aguda da doença a morte por septicemia ocorre em poucos dias. A fase crônica da doença é caracterizada por três formas de manifestação clínica: a nasal, a pulmonar e a cutânea. A forma aguda da doença acomete principalmente os asininos e muares e a forma crônica, os equinos.

O diagnóstico é realizado pelo teste de fixação de complemento e maleinização. Os animais devem ser eutanasiados, pois o tratamento é proibido devido à possibilidade de animais tratados se tornarem portadores crônicos do agente.

Como prevenção e controle, devem ser realizadas quarentena e interdição de fazendas com animais positivos, isolamento e reteste dos animais positivos e suspeitos, sacrifício dos positivos, limpeza e desinfecção das áreas de foco, e aquisição de animais de áreas livres da doença além de controle rigoroso no trânsito de animais.

A técnica de Fixação do Complemento consiste em um método de diagnóstico sorológico de eleição para o mormo, por se tratar de um teste com alta sensibilidade e especificidade, segundo a OIE - Organização Internacional de Epizootias. Esta técnica detecta quase que exclusivamente anticorpos IgG 1, que são específicos da infecção. Um anti-soro teste é titulado em diluição seriada e uma quantidade fixa de antígeno é adicionada a cada poço.

Se o anticorpo estiver presente no anti-soro, formam-se complexos imunes. O complemento é então adicionado à solução. Nesta etapa, antígeno, soro teste e complemento estão reagindo juntos. Se os complexos estiverem presentes, o complemento é ativado, sendo fixado e consumido. Na etapa final da reação, as células indicadoras (eritrócitos), juntamente com uma quantidade subaglutinante de anticorpo (anticorpo antieritrócito) são adicionados à mistura.

Se houver qualquer complemento remanescente, estas células serão lisadas.  Se o complemento tiver sido consumido na etapa dois pelos complexos imunes (Ag- Ac), as células não serão lisadas devido à quantidade insuficiente de complemento presente na solução. A quantidade de complemento utilizada é apenas suficiente para lisar as células indicadoras se absolutamente nada do complemento for consumido.

Os controles adequados são de fundamental importância neste método porque algumas preparações de anticorpos consomem complemento sem adição de antígeno, por exemplo, soros que já contém complexos imunes. Alguns antígenos também podem apresentar atividade anticomplementar. Portanto, os controles devem incluir somente anticorpo e somente antígeno para verificar que nenhum destes esteja, por si só, fixando complemento. O resultado do teste de Fixação do Complemento é baseado no percentual de hemólise dos eritrócitos sensibilizados.

Todos os controles são necessários já que a prova de fixação de complemento é trabalhosa, de baixa reprodutibilidade, exigindo que todos os reagentes e sistemas sejam verificados e controlados a cada prova.

 

 

  • EXAME DE MORMO - sob consulta (para grandes quantidades de amostras os valores podem ser negociados!)

 

  • NECESSÁRIA REQUISIÇÃO ESPECÍFICA, DISPONÍVEL NO SITE OU POR E-MAIL.

 

  • AMOSTRAS ACONDICIONADAS EM GELO.

 

  • EXAME EXIGIDO PARA TRÂNSITO INTERESTADUAL E AGLOMERAÇÃO.

 

Serviços

Formulários úteis
REQUISIÇÃO DE MORMO
Compre Aqui!

(67) 3241-8340 (67)99888-5882

saudeanimallab@hotmail.com

Desenvolvido por: Ideiasweb